Rua General Jardim, 846 cj 41 Higienópolis, São Paulo - SP


  Telefone: +55 (11) 3231-4638   (11) 99863-5577

12. Técnica de ressecção de osteoma do crânio.

 Em português, você também pode ver esta técnica com imagens maiores aqui:  http://bit.ly/osteoma_cranio-por   

 In english, you also can see this technique with larger images here:  http://bit.ly/osteoma_skull-eng

En español, se puede ver la técnica con imágenes más grandes aquí:   http://bit.ly/osteoma_craneo-esp

  • Resumo:

  • Descrição da Técnica:

Paciente feminina, 48 anos de idade, com tumor na fronte havia três anos. Refere aparecimento lento e progressivo, indolor, que dificulta apenas a estética. Não observou crescimento no último ano. Lesão nodular, dura, aderiada a planos profundos, com aproximadamente três centímetros de diâmetro. As figuras 1, 2 e 3 ilustram o aspecto clínico da lesão e as figuras 4 e 5 mostram o aspecto radiográfico da imagem.

Para documentar melhor estas imagens, realizamos uma tomografia computadorizada (Figuras 6,7,8 e 9).

A análise da história, quadro clínico e imagens de uma lesão homogênea, compacta, com limites precisos, produtora de osso maduro permitiu o diagnóstico de osteoma, realizando-se a ressecção desta lesão por indicação estética. A cirurgia foi realizada sob anestesia geral e infiltração local, para diminuir o sangramento (figuras 10 à 20).

A Serra elétrica não se mostrou como o instrumento mais adequado para a realização da ostectomia e regularização, como podemos observar. Isto foi melhor executado com o formão (figura 17).

 

_____________________________________________

            Autor : Prof. Dr. Pedro Péricles Ribeiro Baptista

                         Oncocirurgia Ortopédica do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho                   

Consultório: Rua General Jardim, 846 –  41  –  CEP: 01223-010   Higienópolis   São Paulo – S.P.

                        Fone: +55 11 3231-4638   Cel: +55 11 99863-5577   Email: pedro@oncocirurgia.com

_______________________________________________

58 Comentários
  1. Responder
    Érica Estorari de Mattos Sereno

    Minha bebê nasceu com um osteoma na região da têmpora. Esta com 10 meses e percebo que tem crescido lentamente. O medico que levei acha desnecessario retirar. Mesmo que seja apenas por estetica nao seria melhor retirar agora que ela é bem pequena? Temo que pode comprimir regioes adjacentes.

    • E preciso examinar o paciente e realizar exames de imagem para se poder opinar. Se for osteoma o prognóstico é favorável e a conduta expectante geralmente esta indicada. Abraços.

      • Responder
        Patricia

        Boa noite fis a retirada de um osteoma há 11 meses colocado protezi no local porém agora após 11 meses sinto dores no local e normal

  2. Responder
    Claudio

    Qual a especialidade do médico para realizar esta cirurgia?

  3. Responder
    Elda Beatriz Silva

    Tenho uma alteração óssea na parte frontal esquerda da cabeça, a 2cm da testa, com crescimento lento, há mais ou menos seis anos.

    • Há necessidade de avaliação com maiores informações como tamanho, velocidade de crescimento, alteração estética, alteração funcional, avaliação clínica, exames de imagem, etc. Após a análise destes parâmetros poder-se-á diagnosticar esta alteração e orientar a conduta.

  4. Responder
    Ana Cardoso

    Boa noite! Tenho um osteoma frontal a alguns anos e isso me incomoda muito, a maioria dos neuros dizem que é só estética. Vc faz essa cirurgia apenas particular? Ou atende por convênio?
    Muito obrigada

  5. Responder
    Jordana

    Há fotos das cicatrizes após a cirurgia de osteoma na testa?
    Tenho receio de fazer e a cicatriz ficar pior que o osteoma.

  6. Responder
    Patricia batista

    Tenho um osteoma craneano de 2 cm do lado direito ja passei com neuro optei em.operar mais estou com muito medo e receio de ter riscos

  7. Responder
    JORDANA PETILLO

    A recuperação da cirurgia de osteoma na testa é demorada ?

  8. Responder
    Jordana

    Tem que raspar o cabelo para a cirurgia ?

  9. Responder
    Jailma

    Esse processo cirúrgico só particular?

  10. Responder
    Pessoa

    Qual o preço da cirurgia? E qual o tempo de recuperação? Tenho dois na testa (na esqueda e direita) faz a remoçao dos dois na cirurgia?

  11. Responder
    Mariele carolina

    Fiz a retirada de osteoma na testa a 5 dias,e venho notando que na onde o “caroço” estava,está alto ainda como se tivesse alguma coisa,isso com o tempo abaixa ou vai sempre parecer q alguma coisa esta ali?

  12. Responder
    mickael

    no procedimento cirúrgico de um osteoma no cranio, o médico apenas orar fazer a retirado com como na foto retirando e raspando a superfície abaixo sem precisar ser retirado a parte da superfície original, ou gerar que retiram a tambem ?

  13. Responder
    Rafaela zilli

    Tirei um osteoma do crânio faz 11 dias.gostari de saber o tempo que tenho que repousar?trabalho de pé será que já posso???

  14. Responder
    Rafaela zilli

    Tirei um osteoma do crânio faz 11 dias.gostari de saber o tempo que tenho que repousar?trabalho de pé será que já posso???em cozinha?!

  15. Responder
    Bruno

    Tenho osteoma no lado superior direito da testa… é normal sentir dor ao apertar? Sinto que ele pressiona os músculos/nervos da testa.

  16. Responder
    Rosemery

    Olá Dr., eu tenho um que parece um chifre de unicórnio, um pouco menor e mais centralizado que o da paciente, quero muito retirar, gostaria de saber se é possível abrir como este caso.
    Parabéns pelo conteúdo.

  17. Responder
    Vilma Freire

    Foi muito útil as explicações a respeito da cirurgia de osteoma.
    Muito obrigada!

  18. Responder
    Adelmo Inacio Bertolde

    Caro Dr. Pedro,

    tenho alguns osteomas no couro cabeludos. Eles não chegam a incomodar, mas qdo eu aperto próximo, parece haver uma área um pouco dolorida. Descobri em 2006 e acompanho até hoje. Pergunto qual a chance de alguns desses se tornar maligno?
    Mto grato.

  19. Responder
    Maria Nelia

    Bom dia minha filha foi diagnósticada com um osteoma no ouvido direito,,sou de Cruzeiro do Sul/Acre aqui não faz o procedimento cirúrgico, tem como saber o valor desse procedimento??

    • É preciso avaliar o paciente e exames complementares para o diagnóstico e prognóstico. Se a localização for no interior do canal auditivo é área de atuação de médico com especialidade em Otorrino.

  20. Responder
    Flavia

    Boa noite moro em Sao Jose do Rio Preto /Sp

    Qual valor aproximado da retirada de um osteoma +-3cm no meio da testa.
    E se ele pode comprimir algum nervo ja que esta na testa osso frontal.obrifado

  21. Responder
    Thalita Santiago Lopes Mota

    Olá, no caso de osteoma na linha do cabelo, lado esquerdo da festa. O corte feito atrás da linha do cabelo pode ser que “estrague” o nervo responsável pela movimentação da testa e também pode ser que o olho fique um pouco caído. Gosta de saber se vocês tem algum pós operatório de algum paciente q teve esse tipo de sequela. Meu médico me alertou sobre isso e me mandou pensar bem. Mas depois que chegamos em casa que vem as dúvidas né kkkkkkk.

  22. Responder
    Larissa

    Quanto tempo em média para voltar fazer atividade física após retirada de osteoma frontal na testa? Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *