Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Rua General Jardim, 846 cj 41 Higienópolis, São Paulo - SP


  Telefone: +55 (11) 3231-4638   (11) 99863-5577

12. Técnica de ressecção de osteoma do crânio.

 Em português, você também pode ver esta técnica com imagens maiores aqui:  http://bit.ly/osteoma_cranio-por   

 In english, you also can see this technique with larger images here:  http://bit.ly/osteoma_skull-eng

En español, se puede ver la técnica con imágenes más grandes aquí:   http://bit.ly/osteoma_craneo-esp

  • Resumo:

  • Descrição da Técnica:

Paciente feminina, 48 anos de idade, com tumor na fronte havia três anos. Refere aparecimento lento e progressivo, indolor, que dificulta apenas a estética. Não observou crescimento no último ano. Lesão nodular, dura, aderiada a planos profundos, com aproximadamente três centímetros de diâmetro. As figuras 1, 2 e 3 ilustram o aspecto clínico da lesão e as figuras 4 e 5 mostram o aspecto radiográfico da imagem.

Para documentar melhor estas imagens, realizamos uma tomografia computadorizada (Figuras 6,7,8 e 9).

A análise da história, quadro clínico e imagens de uma lesão homogênea, compacta, com limites precisos, produtora de osso maduro permitiu o diagnóstico de osteoma, realizando-se a ressecção desta lesão por indicação estética. A cirurgia foi realizada sob anestesia geral e infiltração local, para diminuir o sangramento (figuras 10 à 20).

A Serra elétrica não se mostrou como o instrumento mais adequado para a realização da ostectomia e regularização, como podemos observar. Isto foi melhor executado com o formão (figura 17).

 

_____________________________________________

            Autor : Prof. Dr. Pedro Péricles Ribeiro Baptista

                         Oncocirurgia Ortopédica do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho                   

Consultório: Rua General Jardim, 846 –  41  –  CEP: 01223-010   Higienópolis   São Paulo – S.P.

                        Fone: +55 11 3231-4638   Cel: +55 11 99863-5577   Email: pedro@oncocirurgia.com

_______________________________________________

8 Comentários
  1. Responder
    Érica Estorari de Mattos Sereno

    Minha bebê nasceu com um osteoma na região da têmpora. Esta com 10 meses e percebo que tem crescido lentamente. O medico que levei acha desnecessario retirar. Mesmo que seja apenas por estetica nao seria melhor retirar agora que ela é bem pequena? Temo que pode comprimir regioes adjacentes.

    • E preciso examinar o paciente e realizar exames de imagem para se poder opinar. Se for osteoma o prognóstico é favorável e a conduta expectante geralmente esta indicada. Abraços.

  2. Responder
    Claudio

    Qual a especialidade do médico para realizar esta cirurgia?

  3. Responder
    Elda Beatriz Silva

    Tenho uma alteração óssea na parte frontal esquerda da cabeça, a 2cm da testa, com crescimento lento, há mais ou menos seis anos.

    • Há necessidade de avaliação com maiores informações como tamanho, velocidade de crescimento, alteração estética, alteração funcional, avaliação clínica, exames de imagem, etc. Após a análise destes parâmetros poder-se-á diagnosticar esta alteração e orientar a conduta.

  4. Responder
    Ana Cardoso

    Boa noite! Tenho um osteoma frontal a alguns anos e isso me incomoda muito, a maioria dos neuros dizem que é só estética. Vc faz essa cirurgia apenas particular? Ou atende por convênio?
    Muito obrigada

    • Converse com o seu médico e exponha a sua expectativa referente ao desejo de melhorar a estética. Ele poderá atendê-la e operar, se houver indicação no seu caso, já que uma das indicações é a estética. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *