
Tumor de Células Gigantes da Tíbia Prótese Intra-epifisária
Tumor de Células Gigantes da Tíbia. Paciente nascida em Abril de 1973, apresentou lesão de rarefação óssea na epífise tibial direita, quando tinha apenas quatorze anos e seis meses de idade. Em Janeiro de 1988, foi operada em Salvador – Ba e submetida à curetagem do tumor. O exame anátomo patológico diagnosticou tratar-se de tumor de células gigantes, que é raro na baixa faixa etária da paciente.
Em fevereiro de 1989, a paciente foi reoperada na cidade de Vitória da Conquista, devido a recidiva do tumor. Em Junho do mesmo ano procura-nos devido à nova recidiva, figuras 1 à 3.
Apesar da paciente ser muito jovem, optamos pela ressecção em bloco, devido à duas recidivas e implantação de tumor em tecidos moles. Desenhamos uma prótese especial para este caso, realizando um modelo com componente intra-epifisário no fêmur e substituição do terço proximal da tibia, ambos os componentes de polietileno.
A ressecção foi realizada em bloco, em 03/06/1989, com retirada de toda a área comprometida, figuras 4 à 15.
A reconstrução será feita com a prótese desenhada especialmente para esta paciente, em polietileno e aço inoxidável e com componente intraepifisário no fêmur, figuras 13 à 15.
Deve-se preservar ao máximo a cartilagem patelo femoral. Com a cureta, localizamos o canal femoral, figura 16. O componente femoral será encaixado entre os côndilos femorais. Para isto é preciso realizar osteotomia retangular, permitindo o posicionamento adequado do componente, figuras 17 e 18.
Esta foi a primeira prótese intra epifisária que realizamos. Nesta época, em 1989, não possuíamos guias de corte e o cirurgião realizava artesanalmente os cortes, utilizando sua habilidade para seguir os parametros clínicos.
Paciente residindo em outro estado, dançava lambada, que era o rítmo da época, figuras 33 e 34. Em janeiro de 2007 enviou esta foto para nossa avaliação, figura 35. Em fevereiro de 2008, sofreu queda apresentando fratura do fêmur, logo acima do componente femoral, que foi tratada incruentamente, figura 36.
A fratura teve consolidação viciosa, com encurtamento e desvio rotacional, verificando-se a protrusão do componente femoral, levando a limitação funcional do joelho, necessitando de revisão, figuras 37 e 38. Em 2009 foi realizada a revisão da endoprótese, figuras 39 e 40.
Autores do caso
Autor : Prof. Dr. Pedro Péricles Ribeiro Baptista
Oncocirurgia Ortopédica do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho
Consultório: Rua General Jardim, 846 – Cj 41 – Cep: 01223-010 Higienópolis São Paulo – S.P.
Fone:+55 11 3231-4638 Cel:+55 11 99863-5577 Email: drpprb@gmail.com